Eduardo Oliveira e Maria Miguéis Teixeira triunfam em Leiria



Eduardo Oliveira (ADBA Leiria) e Maria Miguéis Teixeira (ECCPM Caldas da Rainha) triunfaram ontem no Meeting Internacional de Leiria Sub-19, na variante de Tetratlo [esgrima, natação e laser-run], que contou com atletas da Galiza, além de Portugal.

O evento disputava também em simultâneo a quarta e última Prova Ranking Qualificativa Europeia [PRQE-4] para atletas nacionais, que define os atletas nacionais que vão representar Portugal na Qualificativa Europeia [em Agosto próximo] para os Jogos Olímpicos da Juventude a realizar em Buenos Aires 2018.

Também se realizou um Open de Escalões Jovens [Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17] na variante de Triatlo Moderno [natação e laser-run], que serviu como preparação para o Campeonato Nacional da Juventude a disputar em Julho próximo. Ao todo foram 7 os clubes presentes em todas as competições [ADBA Leiria, AONDA Azeitão, CNA Amadora, PCC Covilhã, PMP Pataias, Galiza e ECCPM Caldas da Rainha] num total de mais de 70 atletas.

O dia começou com a esgrima no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, com excelentes condições para a prática da disciplina, tendo Gonçalo Fabião (ADBA Leiria) e Margarida Cardoso (AONDA Azeitão) superado os seus oponentes e conquistando 18 e 14 vitórias respectivamente, num regime de assaltos todos contra todos a 1 toque.

Depois a natação, disputada nas Piscinas Municipais, viu Hugo Morais (ECCPM Caldas da Rainha) e Maria Miguéis Teixeira (ECCPM Caldas da Rainha) arrebatarem os primeiros lugares nos 200 metros livres com 2:05,09 e 2:23,97 respectivamente.

Por fim o Laser-Run, prova alternada de corrida e tiro laser, desenrolou-se na pista do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, com uma vista impressionante para o Castelo de Leiria. Eduardo Oliveira (ADBA Leiria) Maria Miguéis Teixeira (ECCPM Caldas da Rainha) acabaram por conquistar as primeiras posições nas 4 séries de 800 metros de corrida (intercaladas com 4 séries de tiro laser), com 11:41,07 e 12:47,43 respectivamente, ultrapassando os seus oponentes.

Somadas as pontuações em todos os eventos os pódios ficaram definidos da seguinte forma:

Femininos

1º Maria Miguéis Teixeira [ECCPM Caldas da Rainha] - 1001 pts;
2º Margarida Cardoso [AONDA Azeitão] - 975 pts;
3º Juliana Guerreiro [PCC Covilhã] - 855 pts;

Masculinos

1º Eduardo Oliveira [ADBA Leiria] - 1153 pts;
2º Gonçalo Fabião [ADBA Leiria] - 1144 pts;
3º Vasco Coelho [AONDA Azeitão] - 1124 pts;

A todos os clubes e atletas endereçamos os parabéns pelos resultados obtidos e pela participação, extensível ao ADBA Bairro dos Anjos pelo apoio na cedência das suas instalações. Também uma palavra especial de agradecimento aos nossos amigos de Lugo (Galiza) que, pela mão da sua treinadora Ruth Ballesteros, mais uma vez vieram participar a uma prova do nosso calendário nacional.

Próximos eventos do calendário nacional são já no próximo dia 14 no Cartaxo, com uma prova promocional de Biatlo Escolar coorganizada pelo clube local (CNCA Clube de Natação do Cartaxo) e no dia 21 com mais uma etapa do Circuito Portugal Tour de Biatle, disputada em Torres Novas e com coorganização também do clube loal (ETCNTN Escola de Triatlo Clube de Natação de Torres Novas).